Você já deve estar acostumado com as métricas de marketing comumente citadas aqui no blog. E novamente vale reforçar: sem as métricas não é possível determinar o próximo passo da estratégia e tampouco saber se o investimento foi viável.
Desse modo, nada melhor que o Google Analytics, que é um serviço gratuito do Google e tem por objetivo principal uma análise completa do comportamento do usuário dentro do seu site, conforme o objetivo planejado.
No artigo dessa semana falaremos sobre o que é o Google Analytics, qual a importância dessa ferramenta e quais são as principais métricas que você deve mensurar, de modo que lhe permita aprimorar sua estratégia e obter mais resultados.
O que é o Google Analytics?
Conforme comentamos, o Google Analytics é uma ferramenta de gestão criada pelo Google, que tem como principal função mensurar dados importantes do seu site/blog.
O Google Analytics é difundido mundialmente, sendo considerado a ferramenta mais popular entre os profissionais de marketing digital.
No entanto, qualquer pessoa que tenha site ou blog pode fazer uso da ferramenta, ela é inteiramente gratuita e possui um layout bem completo se comparada as demais.
Qual a importância do Google Analytics?
Após feita a integração do Google Analytics com o seu site, você já está pronto para realizar o monitoramento de quem acessa os conteúdos. Essa integração ocorre através de um código fornecido pela ferramenta, posteriormente inserido em seu site/blog.
Desse modo, a ferramenta lhe fornecerá muitas informações relevantes. Após a integração, será possível:
- Identificar o perfil das pessoas que acessam suas páginas;
- Determinar a frequência com que as pessoas acessam seu site/blog;
- Descobrir a localidade e a região de onde vem os acessos;
- Faixa etária e gênero.
Com esses dados, torna-se mais fácil o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital, facilitando a identificação da persona, que representa o perfil do cliente ideal do seu negócio.
Métricas importantes do Google Analytics
O Google Analytics, por ser uma ferramenta de análise completa, oferece diversas possibilidades de análises. Portanto, usuários iniciantes podem encontrar algumas dificuldades pela falta de familiaridade com a ferramenta.
Abaixo, conheça algumas das métricas mais básicas do Google Analytics e o que se pode concluir após a análise de seus resultados.
Visitante
Exibe a quantidade de usuários que visitaram seu site, independentemente da quantidade de vezes que o fizeram.
Páginas visitadas (Pageviews)
Essa métrica diz quantas e quais páginas foram visitadas.
É comum que o visitante tenha interesse em conhecer mais a fundo os conteúdos do seu site/blog.
Desse modo, é importante monitorar quais páginas estão tendo maior audiência e adaptar sua estratégia.
Taxa de rejeição (Bounce Rate)
A taxa de rejeição mostra o percentual de pessoas que visitaram uma página em seu site e não continuaram a navegação para uma nova página.
Essa métrica é importante para que se possa otimizar uma página de compra ou landing page, por exemplo.
Portanto, se a taxa de rejeição está alta nessas páginas, indica que alguma melhoria deve ser implementada, de modo a melhorar a experiência do usuário.
Fontes de acesso
Trata-se da origem dos visitantes do seu site.
Os visitantes podem ser oriundos das redes sociais, podem ter origem orgânica, através de uma campanha de display, etc. No entanto, essa métrica ajuda a direcionar o investimento pro canal mais rentável.