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Negócio escalável: saiba o que é e como seguir esse modelo de gestão

A princípio, muitas pessoas enxergavam um risco enorme no ato de empreender. No entanto, com a chegada da Internet e a obrigatoriedade competitiva da transformação digital, essa visão mudou. Hoje, é possível conquistar resultados surpreendentes com foco em um objetivo claro, ao passo que o negócio escalável já é uma realidade entre nós.

Priorizar a rentabilização da empresa é a preocupação de todo proprietário. Afinal, estamos em meio a um cenário cheio de concorrentes diretos e indiretos. Entretanto, ganha vantagem aquele que aposta na qualidade e na otimização das tarefas. Em outras palavras, o destaque acontece quando a simplificação conduz ao crescimento em grande escala.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Então, não deixe de conferir os tópicos abaixo. Mostraremos as vantagens e os principais exemplos desse modelo que já gera muitos diálogos no ambiente corporativo. Boa leitura!

O conceito de negócio escalável

Atualmente, há diversos modelos de negócios destinados a variadas finalidades. Por exemplo, o Business to Business (B2B), Economia Colaborativa, Franchising e Marketplace. Boa parte deles consegue priorizar a escalabilidade e, consequentemente, obtém um crescimento exponencial. Logo, essas empresas chegam a ser conhecidas até em esfera internacional.

O negócio escalável é um modelo que consegue alcançar resultados surpreendentes com menos recursos. Em outras palavras, ele aumenta sua receita sem que aconteça um aumento nas despesas corporativas. Afinal, a prioridade é otimizar os processos existentes. Nesse sentido, é possível manter a qualidade sob a alta demanda que a empresa deseja atingir.

O diferencial desse modelo de negócio

O negócio escalável carrega vantagens que o diferencia de outros modelos. Por exemplo, a qualidade nas entregas, a implantação de melhoria contínua e até a conquista internacional de credibilidade da marca. Entretanto, é sempre importante ter em mente a redução de gastos e a priorização da experiência do usuário.

Hoje, há grandes cases de sucesso no mercado: Netflix, Amazon e Airbnb são alguns deles. Geralmente, softwares e aplicativos entendem as necessidades do público que deseja atingir. Com isso, eles conseguem otimizar o serviço e garantir a satisfação do usuário. Tudo com base em análise de dados e feedbacks vistos de maneira construtiva. 

Inegavelmente, é um investimento muito vantajoso que otimiza a vida do consumidor e da empresa. Desse modo, as duas partes ganham e seu nome no mercado fica ainda mais em evidência. Sob esse ponto de vista, veja abaixo os benefícios que o negócio escalável traz nos dias atuais.

Qualidade de entregas

A satisfação do cliente precisa ser constantemente medida. Em meio à concorrência direta e indireta, a marca deve focar em estratégias que melhorem o aspecto da própria imagem e agucem os desejos do consumidor. Sem dúvidas, um negócio escalável tem muito a ver com a qualidade das entregas.

A capacidade de conquistar a confiança do cliente requer a execução de tarefas bem características. Além de pesquisa de mercado, a equipe ficará de olho em métricas, focará em análises preventivas e atentará às novas tendências que surgem no mercado.

Isso porque as novidades de mercado ajudam a surpreender a clientela e aumentar o seu grau de performance. Nesse caso, a padronização de processos é bastante importante e faz com que a tecnologia seja sua grande aliada no processo de evolução.

Desse modo, sua empresa poderá suprir as necessidades dos clientes e garantir uma boa experiência com eles. Atualmente, a excelência na entrega é um ponto favorável na permanência dos consumidores e que fortalece gradativamente as táticas de fidelização.

Valor de mercado

Sem dúvidas, um negócio escalável chama a atenção no ramo dos investimentos. Desse modo, investidores poderão ajudar a sua empresa a ganhar novas praças e aumentar a lista de clientes. No entanto, o empresário precisa saber qual o valor de mercado da sua marca.

Para adquirir tal informação, o profissional deve multiplicar o valor de uma determinada ação com números de ações que a corporação dispõe. Além disso, muitos aspectos influenciam essa valorização. Por exemplo, acontecimentos sociais, tendências de consumo ou variáveis relacionadas a ofertas.

Como sabemos, esse modelo está em constante crescimento. Por isso, muitas pessoas poderão apostar na sua ideia e colaborar na obtenção de lucros. Posteriormente, você poderá ser uma grande referência naquele segmento e conquistará uma grande fatia de mercado.

Expansão dos negócios

Com o negócio escalável, é possível investir em uma grande capacidade de expansão no seu segmento. Contudo, é necessário estruturar e treinar os colaboradores para esse momento tão importante. Afinal, é uma medida que requer o comprometimento e a valorização de metas que ajudem a manter a excelência das atividades.

Conquistar uma base sólida de clientes permite maiores investimentos em processos criativos e na inovação. Ao passo que é essencial se reinventar e sempre estar de acordo com os desejos da sua clientela. Sendo assim, a sua marca não cairá em certos modismos comerciais e valorizará a própria imagem sob o constante diálogo com a realidade do público-alvo.

Os tipos de negócios que podem ser escaláveis

Inegavelmente, a tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida. Sob esse ponto de vista, a tendência é que essa existência se intensifique e se torne uma realidade na rotina de muitas pessoas. A prova disso são as smart homes e todos os benefícios da internet das coisas.

Dito isto, um negócio escalável precisa ter uma utilidade a longo prazo. Por exemplo, aplicativos, softwares e demais ferramentas que melhoram a gestão e padronização de processos no mercado B2B ou B2C.

Além disso, cursos online e serviços colaborativos são de fácil divulgação e podem ser distribuídos em grande escala. Inclusive, a busca por infoprodutos aumenta gradativamente devido à busca por capacitação profissional para que os profissionais possam aumentar o diferencial competitivo das marcas.

Os exemplos de negócios escaláveis

Agora que você conhece o que é um negócio escalável, viu o que é necessário para construir um. No que lhe concerne, existem muitos exemplos diante de nós que muitas pessoas já usaram ou são cliente de alguns deles. Veja abaixo.

Uber

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Uber conquistou o número de 1,5 milhão de motoristas cadastrados. Desde 2014, a empresa está no Brasil com intuito de gerar economia colaborativa e melhorar condições de transporte de passageiros. Por sua vez, com o diferencial de ser um serviço cômodo, seguro e atualmente com opções personalizadas.

Assim, o serviço particular se torna tão atrativo na percepção do cliente que a facilidade de fidelização é gigante. Por ser um serviço que se consegue repetir em larga escala e dispõe de uma oferta de valor viável, o app se encaixa como um dos grandes exemplos de negócio escalável de sucesso.

Além disso, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados possibilitaram a criação de outros negócios que se associam com a proposta de mobilidade e delivery. Por exemplo, o Uber Eats, com foco na entrega de comidas.

Netflix

Certamente, a Netflix não é só um exemplo de negócio escalável, mas um case de sucesso do quanto a digitalização otimiza resultados e facilita demandas. Apesar de inspirar a formação de outros serviços de streaming no mercado, o pioneirismo dessa startup melhorou o modelo on-demand de uma maneira característica.

Devido à conquista de milhões de assinantes ao redor do mundo, ela passou a produzir os próprios filmes e séries. Muitos até aclamados pela crítica e que ficarão na memória afetiva da geração Z. Como percebemos, é um produto totalmente viável ao nicho de mercado que pertence, e com estratégias de marketing digital os números podem sempre superar.

Spotify

Inegavelmente, o modelo de assinatura carrega um grande potencial da proposta de um negócio escalável. Outro exemplo disso é o streaming de áudio Spotify. Apesar de os usuários poderem ouvir músicas e episódios de podcasts de maneira gratuita, existe um serviço premium que melhora a experiência do usuário e oferece outros benefícios.

Um exemplo é a criação de playlists, a facilidade de escutar offline e outros métodos de personalização que agregam valor. Segundo dados da própria plataforma, atualmente ela dispõe de 422 milhões de usuários mensais.

As principais características de um negócio escalável

Vale destacar os infoprodutos como típicos exemplos de negócios escaláveis. Apesar de carregar tantas vantagens, esse modelo só é ideal a determinadas gestões. Por isso, conheça abaixo as principais características e veja se ele é aplicável aos seus serviços. 

Alta demanda

A principal característica de um negócio escalável é a importância que um produto ou serviço carrega. Ou seja, é uma solução que se adéqua às necessidades do público-alvo e tem o potencial de conquistar novos mercados.

Expansão

O negócio escalável é propício aos empreendedores que desejam atingir a expansão, seja em escala nacional, seja internacional. Desse modo, é interessante formar um diferencial competitivo, através de uma análise, e ter um amplo conhecimento do seu segmento. Em outras palavras, é necessário obter mais vendas com menos custos. 

Padronização

A automação de processos e a excelência na logística caracterizam bem um negócio escalável. Afinal, todo o processo é valioso e deve se desenvolver de maneira inteligente, sem que apresente gaps ou retrabalhos.

Em suma, esse é um modelo que oferece um resultado padrão aos clientes. Eles recebem aquilo que foi definido no escopo. Por isso, as etapas de produção precisam ser facilmente ensináveis e bem assimiladas. Desse modo, a empresa atinge uma receita recorrente e aumenta a produtividade dos colaboradores. Além disso, ela simplifica rotinas de trabalho e valoriza a imagem da marca

As dicas de como criar um negócio nesse modelo

Primeiramente, é necessário criar um planejamento estratégico. Afinal, é por meio dele que você alinhará expectativas, traçará metas, definirá objetivos e terá as ferramentas que facilitarão o processo de concretização da ideia.

Em seguida, foque em um determinado nicho de mercado e tenha um profundo conhecimento sobre ele. Desse modo, é possível ter insights, identificar necessidades e desenvolver soluções que suprem determinadas expectativas.

Aliado a isso, não se esqueça de contar com boas estratégias de marketing para melhorar o alcance e a popularidade da sua marca. Os exemplos que citamos de negócio escalável desenvolveram várias ações que exploraram bastante a criatividade e a inovação. Por isso, direcione seus esforços para tais aspectos.

Por último, é importante analisar seus resultados e utilizá-los conforme mostra seus indicadores de performance. Dessa maneira, sua equipe fica mais produtiva e consegue ter uma boa gestão do tempo.

Durante a leitura deste artigo, você aprendeu o que é negócio escalável. Em resumo, é um modelo que facilita a expansão conforme seus interesses empresariais. Portanto, se ele se adéqua a tais características, comece já essa implantação.

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