As redes sociais são incríveis por possibilitarem o posicionamento de uma marca como autoridade em seu nicho de atuação. A saber, no Brasil existem pelo menos 130 milhões de pessoas usando alguma rede social. Porém, para conseguir um lugar ao sol, é preciso ter uma presença consistente e estrategicamente pensada para cada canal. Nesse sentido, é indispensável fazer um bom planejamento para redes sociais.
Acima de tudo, é através das postagens, com conteúdos relevantes e voltados para a persona, que uma marca atrai pessoas, aumenta sua autoridade e gera novos negócios.
Quer saber como fazer um planejamento de redes sociais eficiente? Neste artigo, listamos três passo para você melhorar sua participação online e alcançar resultados tangíveis para a sua marca. Confira, abaixo.
1. Estabeleça objetivos
A princípio, para um bom planejamento de redes sociais é preciso estabelecer os objetivos das ações digitais da marca, pois eles ditarão todo o caminho das estratégias online.
Para isso, é necessário conhecer as necessidades e metas de marketing da empresa, como por exemplo, aumentar a visibilidade da marca, posicionar a empresa como autoridade no segmento e, até mesmo, aumentar as vendas no site.
Vale lembrar, que a análise da concorrência também é importante neste ponto. O objetivo é tentar fazer melhor e se diferenciar do que já existe.
2. Definição de estratégias
Para definir estratégias certeiras em seu planejamento de redes sociais, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração. E o primeiro deles é a audiência.
Primeiramente, entenda o perfil, comportamento, uso das redes sociais e demais informações pertinentes do público com o qual a marca pretende se comunicar. Clique aqui para saber como criar a persona ideal para seu negócio.
Dessa forma, é possível selecionar as melhores redes sociais para investir, dias e horários mais adequados para as postagens e qual tipo de conteúdo é mais relevante para gerar engajamento.
Por exemplo, supondo que a persona da marca é a Luana, uma mulher empreendedora do ramo de vestuário, 32 anos, usa Facebook e Instagram para trabalhar, e adora ver vídeos de moda no YouTube, em seus momentos livres, à noite.
Essas informações nos indicam:
- Melhores canais para se comunicar com esse público: Facebook, Instagram e YouTube;
- Melhores horários de postagem;
- Conteúdos importantes: moda, empreendedorismo feminino e rede social.
Perceba como as estratégias são embasadas em dados e, portanto, os investimentos são otimizados e possuem mais chances de gerar resultados. O perfil da audiência também vai direcionar o tom das campanhas, estilos de postagem, melhores hashtags, entre outros.
3. Cronograma de postagens
Inegavelmente, rede social é relacionamento e, a constância, é um fator fundamental para manter a audiência engajada. Nesse sentido, estabelecer um cronograma te ajuda nesse aspecto, além de proporcionar prazos para as ações, permitindo a correta mensuração dos resultados, outro fator primordial para o planejamento de redes sociais.
Logo, crie um calendário editorial para cada rede com todas as interações descritas. Você também pode abrir uma aba de resultados para comparar dados e otimizar as ações ao final das campanhas.
Para te ajudar a gerar ainda mais resultados positivos, separamos esse artigo sobre como impulsionar suas publicações no Instagram. Confira!