A princípio, a publicidade tinha a intenção de atingir o maior número de pessoas que se beneficiam com os produtos e serviços de uma marca. Entretanto, a segmentação de anúncios surgiu com o propósito de tornar esse investimento mais lucrativo e focado nos resultados desejados.
Os anúncios em mídias digitais são muito importantes para as estratégias de marketing, mas não basta anunciar, é preciso fazer isso para o público certo. Portanto, é essencial conhecer sua persona e optar por alternativas mais eficazes que facilitem as oportunidades de negócio, por meio da segmentação.
Desse modo, continue conosco e conheça abaixo algumas dicas e informações importantes sobre o assunto. Assim, você poderá manter um bom desempenho das campanhas e ter relevância no segmento em que sua empresa faz parte.
O que é a segmentação de anúncios?
O processo de segmentação de leads já é bastante conhecido pelos profissionais de marketing. Nada mais é que um processo que separa potenciais clientes em categorias, visando criar ações que favoreçam a jornada deles no funil de vendas.
Sob esse ponto de vista, é possível aplicar tal conceito na segmentação de anúncios. Afinal, o intuito é anunciar para determinados usuários que dispõem de características em comum. Dessa maneira, a empresa passa a atingir o público certo para aquela campanha.
Quais os principais benefícios?
Por meio desse mecanismo, a empresa passa a investir em anúncios destinados a um determinado público com mais chance de compra. Normalmente, isso acontece com foco em localização geográfica, dados demográficos e informações específicas que ajudam a trazer boa experiência do usuário com a sua marca.
Além disso, a segmentação de anúncios melhora as conversões e facilita as otimizações das ações de marketing. Sem dúvidas, são duas vantagens que geram benefícios e fazem com que seu negócio tenha uma grande vantagem competitiva no mercado.
E as melhores maneiras de identificar perfis?
Com a segmentação de anúncios, a marca tem a oportunidade de separar usuários em determinados perfis para criar um plano de ação com foco nas características deles. Normalmente, é possível realizar pesquisas com seus clientes atuais e segmentá-los para reforçar essa estratégia. Ao passo que é uma tarefa que também serve para táticas de retenção.
A maioria das empresas tem foco na cultura data driven. Afinal, elas entenderam que é necessário abandonar o achismo e fazer análise dos dados de seguidores em busca de tomar decisões inteligentes. Justamente para manter a lucratividade e, ao mesmo tempo, a satisfação da clientela.
Diante disso, dados relacionados a usuários que chegam a seu site ou redes sociais são bastante preciosos. Eles ajudam a construir uma solução mais assertiva.
Quais os exemplos de segmentação de anúncios?
Atualmente, é possível fazer uma segmentação de anúncios com foco em dados estatísticos. Informações como formação acadêmica, situação familiar, renda e etnia podem ser grandes aliadas para aumentar suas chances de conversão.
Da mesma forma que o foco em características específicas do local que veiculará o anúncio, dados em relação a hábitos de compra, taxa de uso e demais ações comportamentais são fundamentais também.
Neste conteúdo você teve a oportunidade de perceber a importância de pensar bem na segmentação de anúncios. Desse modo, é possível melhorar o resultado de suas campanhas e obter um bom Retorno sobre o Investimento (ROI).
E falando em ROI, continue conosco e veja quais são os principais KPIs de mídia de performance.