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3ª ONDA AUTOMAÇÃO DE MARKETING PARA IMPULSIONAR VENDAS

Com as diversas oportunidades geradas na Segunda Onda, o foco agora não é mais fazer a máquina de leads crescer, e sim torná-la mais eficiente. É preciso selecionar os “peixes” na rede e estabelecer um bom relacionamento com quem realmente importa (leads qualificados). Por isso, desenvolvemos um processo de melhoria contínua, amparado pela inteligência da automação de marketing.

QUALIFICAR, SE RELACIONAR

VENDER!

Nesta camada de serviços, negócios que já amadureceram suas operações de Inbound Marketing e colheram bons resultados com elas, podem (e devem!) começar a surfar no mar de oportunidades. Aqui os pequenos peixes, resíduos e objetos sem utilidade são retirados da rede para dar lugar somente aos pescados realmente importantes.

É comum que, após repetir os processos certos de forma consistente, emerjam algumas dores do crescimento. O volume de leads a serem qualificados, e passados para o time de Vendas, é uma delas. No entanto, esse é um trabalho indispensável.

As chances de vender para um lead aquecido são 8 vezes maiores que para um lead frio.

Muito mais que likes, comentários e seguidores, olharemos para leads qualificados e vendas!

Uma das vantagens do Inbound Marketing é que suas ações são facilmente mensuráveis. Você sabe quanto investe, onde investe e quanto pode retornar para a sua empresa. Assim, é possível otimizar estratégias e melhorar continuamente as taxas de conversão.

Um dos principais esforços aqui é implementar a alta performance na Automação de Marketing, segmentados os leads conforme seu estágio na jornada de compra. Como sempre, a intenção é fazê-los mergulhar cada vez mais fundo no funil de vendas.

Nesta fase, utilizamos dados e inteligência para potencializar o resultado das ações que já estão sendo realizadas. O principal objetivo é criar um processo de otimização continuada que permita fortalecer o relacionamento com os contatos mais preparados para fechar negócio.

INTEGRANDO MARKETING

E VENDAS

Se sua empresa quer continuar crescendo, chegou a hora de agregar algumas práticas essenciais para gerar ainda mais leads (por meio da Prospecção Outbound) e criar uma Máquina de Crescimento Previsível (a partir do grande volume de leads acumulado mês a mês).  Porém, fica muito difícil escalar sua operação, sem integrar as áreas de Marketing e Vendas.

Antes de qualquer coisa, é necessário revisar todo o funil de aquisição de clientes, desde a atração até o fechamento de vendas, a fim de entender o que é necessário para que a Automação de Marketing ganhe escala e assertividade.

O que fazemos

POR VOCÊ?

Prospecção outbound

  • Construção ativa e validação de listas de empresas-alvo;
  • Prospecção automatizada via cadências de e-mails;
  • Pré-qualificação telefônica de interessados e envio automático para o CRM;
  • Nutrição de leads não interessados.

Gestão de contatos

  • Definição de critérios para a segmentação da base e criação de listas dinâmicas;
  • Fornecimento de dados concatenados ou em tempo real para a área Comercial;
  • Fornecimento da linha do tempo de cada lead (conversões, fontes de tráfego, interações;
  • Integração com o RD Station CRM.

Lead Tracking

  • Monitoramento das visitas dos leads ao site;
  • Segmentação da base conforme as diferentes visitas;
  • Uso das visitas como critério para pontuação do Lead Scoring;
  • Definição de fluxos de automação a partir dos diferentes propósitos das visitas.

Lead
Scoring

  • Geração de mais vendas para os leads gerados;
  • Avaliação de leads com foco na qualidade de seu perfil e interesse pelo produto/serviço;
  • Segmentação da base, de acordo com as notas atribuídas a cada lead;
  • Envio dos leads com maior potencial de compra para o time de Vendas;
  • Fluxos de automação para nutrir aqueles que ainda não estão no momento da compra.

Qualificação
de Leads

  • Análise metódica dos dados dos leads (como os tipos de conteúdos que foram consumidos);
  • Definição e filtragem dos perfis que são boas oportunidades para o time de Vendas.

Roteamento de Leads Qualificados

  • Configuração do Lead Scoring, segundo seus critérios de qualificação;
  • Educação sobre como segmentar sua base de leads e definir fluxos de Automação de Marketing (que irão automatizar, praticamente, todo repasse de leads qualificados ao time de Vendas.

Jornada de Compra Automatizada

  • Estudo e definição da Jornada de Compra da sua persona;
  • Desenvolvimento dos fluxos de nutrição necessários para fazer seus leads avançarem no funil de Vendas;
  • Início da automatização da máquina de aquisição de clientes.

Fidelização
automática

  • Criação de automação de e-mails, segmentados por perfis de clientes, para aumentar a retenção da sua base.

Automação para
oportunidades perdidas

  • Estratégias para recuperar os leads que foram “perdidos”;
  • Criação de automações para tratar diferentes causas de oportunidades perdidas ao longo do funil.

Todas as soluções são sempre acompanhadas de análises que fornecem condições para tomadas de decisão mais assertivas.

O acompanhamento pode ser:

Monitora grandes variações e comportamentos anormais;

Checa o desempenho em relação à meta;

Identifica problemas, oportunidades e traça as ações para o mês seguinte (relatórios, análise por canal de aquisição, eficiência do seu funil de vendas, análise das ações de marketing).

O que é automação de marketing e por que ela pode ajudar sua empresa?

Imagine se você fosse capaz de manter um contato personalizado com todo o seu mailing. Basicamente, essa é a função das ferramentas de automação de marketing.

Como o próprio nome sugere, elas automatizam – e potencializam – as ações da sua empresa que visam posicioná-la,  promovê-la, gerar envolvimento e contribuir para o seu sucesso.

Seus objetivos abrangem desde a nutrição de leads para viabilizar vendas, até a manutenção de um bom relacionamento com o público.

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Acompanhe nosso artigo e descubra como a automação de marketing pode realmente ajudar seu negócio!

Nutrição de leads

Ao interagir com sua empresa por meio de alguma plataforma digital, um possível cliente se transforma em um lead. Porém, a relação entre lead e venda não é 1×1. Assim, é importante nutri-lo, ou seja, prepará-lo para a compra.

Todo o caminho que o lead irá percorrer em qualquer plataforma já deve estar previsto. É justamente o modo como cada contato se relaciona com seu conteúdo, e-mails, navegação em seu site e nas redes sociais, por exemplo, que determinará o quanto esse lead está qualificado ou não para a área comercial.

Antes desse contato ser repassado a ela, é necessário entender qual é sua situação atual desse potencial cliente: ele pode estar apenas buscando informações, pode ter se tornado cliente de um concorrente há poucos dias, ou talvez ainda nem tenha percebido tudo o que sua empresa pode fazer por ele.

São as estratégias de automação de marketing que vão revelar isso e, dessa maneira, nutrir o lead com as informações certas, de acordo com o perfil identificado.

Trajeto pelo funil de vendas

Parece simples o conceito de automatizar os mecanismos de marketing, não é mesmo? Mas não se deixe enganar. Até fechar uma compra, o cliente ou lead passa por todo um processo, no qual, cada fase, apresenta os seus próprios desafios e necessidades.

A “intervenção” em cada uma dessas etapas precisa ser cuidadosamente articulada, a fim de que o contato avance para o estágio seguinte do funil de vendas.

Há muitos fatores e características a serem observados. Junto com a equipe comercial é necessário identificar e compreender o momento e as particularidades de cada indivíduo. Só assim a automação trará os resultados esperados.

Apenas depois de já ter recebido todas as informações relevantes é que o vendedor entra em cena, de modo que ele se torne um suporte para a tomada de decisão.

A diferença entre CRM e automação de marketing

Converse com sua equipe de vendas e pergunte a ela quanto tempo leva até que um cliente em potencial caminhe para o fechamento da venda.

Geralmente, é um trajeto longo e dispendioso, sobretudo por conta da falta de nutrição adequada.

Enquanto o CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) tem como objetivo a efetivação da venda, a automação de marketing visa preparar o lead para a compra.

Ou seja, são dois processos que devem caminhar juntos.

Inclusive, se a sua empresa já contar com cadastros atualizados dos clientes e tiver um site bem estruturado em operação, esta é a hora de investir na automação de marketing!

Ferramentas de automação de marketing

Na prática, para que as estratégias de automação de marketing sejam eficazes, é essencial dispor das ferramentas corretas.

Campanhas de e-mail marketing, por exemplo, são muito importantes. Utilizando a plataforma adequada é possível mapear a área do e-mail mais clicada, ou até mesmo saber se ele foi aberto ou não. Esses dados ajudam a definir a próxima etapa do contato com esse lead.

Em blogs e apps é possível analisar o tempo em que determinado usuário ficou logado, quais foram os temas de maior interesse, os assuntos mais comentados ou mais compartilhados.

Algumas ferramentas possibilitam até mesmo identificar sua localização, o que pode ser importante para guiar novos caminhos.

Para a captação de leads, caso sua empresa não tenha um sistema de CRM bem estruturado, a criação de landing pages pode ser uma excelente estratégia, uma vez que ela permite colher dados rápidos do interessado e, a partir daí, estabelecer um contato mais coerente com ele.

Todas essas funcionalidades e facilidades podem ser encontradas em soluções como o RDStation, da Resultados Digitais. Ache a que melhor atenda as suas demandas!

Como deu para perceber, a automação de marketing é complexa e quanto mais detalhada for sua construção, maiores são as chances de se fechar negócios e cases de sucesso.

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Referências: E-Notas, RD Station, Marketing de Conteúdo.

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