A expansão da internet possibilitou o crescimento de várias oportunidades de negócios. Assim, permitiu que as pessoas trabalhem de diferentes formas, em segmentos novos e com produtos ou serviços que podem ser entregues de forma online. Entre eles, podemos citar os arquivos digitais com conteúdo exclusivo, mas você sabe o que é infoproduto? É o que veremos neste post!
O comportamento do consumidor e a maneira de buscar informação mudam conforme os avanços tecnológicos. Essa prática ajuda a contemplar uma demanda que cresce de maneira silenciosa no mercado: profissionais que desejam investir em materiais que melhoram a sua qualificação e empregabilidade.
Logo, é interessante conhecer a fundo esse serviço e entender como a sua empresa pode usar essa estratégia a seu favor. Dessa forma, continue conosco e saiba tudo sobre o tema!
O que é infoproduto?
O infoproduto é um produto em formato digital que contém informações relevantes sobre temas de interesse da sua persona. Assim, sua empresa educa as pessoas e ajuda a sanar determinados problemas que elas identificam ao longo de suas respectivas expansões do conhecimento.
Em relação ao material em si, ele pode ser útil em diversos momentos da vida do indivíduo. Afinal, só é necessário o acesso à internet para que ele explore os assuntos na hora e no lugar que quiser. Consequentemente, é uma ótima forma de aproveitar suas estratégias de Inbound Marketing e entregar ofertas de valor aos seus leads.
Mercado de infoprodutos no Brasil: quais as oportunidades?
Segundo informações do Sebrae, a procura pelo infoproduto na qualificação profissional atingiu um crescimento de 200% só em 2020. Logo, torna-se importante para uma empresa que deseja ser líder do seu segmento seguir boas práticas e agir como facilitadora na vida de indivíduos que almejam crescer em suas carreiras.
Uma pesquisa da Globo com o IBOPE mostrou que o Brasil ocupa o 5º lugar na relação de países que mais cresceram a produção de podcasts. Além disso, o mercado de e-books tem uma expectativa de crescimento de aproximadamente 28% até o ano de 2026, segundo estudo da BusinessWire. Portanto, ele ainda é uma grande aposta na formação de oportunidades de negócios com sua marca.
Por que criar um infoproduto?
Agora que você já sabe o que é infoproduto, percebeu o quanto ele é valioso nos dias atuais. Afinal, é bastante relevante a quem deseja focar em uma variedade de projetos, visto que a internet facilitou o acesso à informação e cria alternativas para que tudo fique facilmente compreendido por todos os públicos.
Veja as vantagens de criar um infoproduto hoje:
- Transforme seu conhecimento em produto, sem sair de casa;
- Facilidade em hospedar, divulgar e atingir públicos de diversos locais;
- Menor custo de produção;
- É um negócio escalável;
- As vendas ocorrem 24 horas por dia;
- Você conta com muitos recursos de sites especializados.
O consumo online de produtos e serviços é uma tendência que chegou para ficar. Portanto, com base nesse cenário, a conjuntura atual é favorável à comercialização de produtos digitais. Isso porque o consumidor tende a estar cada vez mais conectado e atento aos benefícios que a web oferece para facilitar sua rotina.
Tipos de infoproduto
Antes de investir em um determinado infoproduto, é interessante que a empresa ou o empresário conheça profundamente as características das pessoas que deseja atingir. Assim, é possível focar na construção de uma persona, que torne a produção de conteúdo mais assertiva.
Afinal, é muito importante escolher tom e linguagem adequados, na intenção de todos criarem confiança pela sua marca. Além disso, elabore estratégias de Inbound Marketing e do funil de vendas. Ao passo que são muito importantes para fortalecer o relacionamento que você cria com essas pessoas que se interessam pelos seus produtos e serviços.
Mas em meio a tantas possibilidades, qual seria o formato que ajuda a favorecer sua taxa de conversão? Neste caso, mostraremos abaixo algumas das principais opções.
Podcasts
Se você deseja focar no áudio como um jeito de flexibilizar ainda mais o consumo, é interessante apostar nos podcasts. A facilidade de consumir podcasts foi uma das características que tornou esse formato tão popular na atualidade. Segundo pesquisa realizada com dados da Statista e IBOPE, o Brasil é 3º país que mais consome esse tipo de infoproduto. Aliado a isso, as entrevistas são o formato preferido pelos usuários.
Tutoriais
Na busca por facilitar a vida do consumidor, nada melhor que apostar na criação de vídeos que ensinem a fazer algo. Sem dúvidas, esse tipo de investimento agrega valor à sua imagem e favorece seu posicionamento de marca. Ainda nessa parte, também há os webinars e videocasts.
Videoaulas
As aulas e os tutoriais decorrentes de videoaulas são uma ótima forma de uma empresa investir na qualificação profissional da sua equipe de marketing. Aliado a isso, devemos lembrar que o consumidor é muito ligado ao audiovisual, além de ser uma ótima forma de diversificar o conteúdo. A prova disso é o crescimento dos serviços de streamings.
E-BOOKs
Inegavelmente, um dos materiais ricos mais populares quando o assunto é infoproduto. O e-book é um tipo de conteúdo em que a empresa pode explorar assuntos complexos. Em contrapartida, algumas técnicas de suavização da leitura podem instigar a sede de conhecimento do usuário, bem como técnicas de SEO que aumentam a relevância do material.
Ele é uma oportunidade de oferecer uma riqueza de detalhes sobre um determinado assunto. Isso porque apresenta uma quantidade maior de palavras, em relação aos posts para blog, e trazem mais tópicos que facilitam a compreensão do usuário.
Como fazer o lançamento de um infoproduto?
Primeiramente, é necessário lembrar da importância de um planejamento estratégico. Até porque é por meio dele que podemos definir objetivos, restrições, orçamentos e metas que tornam possível a concretização de uma meta. Diante disso, vale ressaltar os cuidados ao realizar o lançamento de um infoproduto que sua marca produziu.
Afinal, por se tratar de um material rico, é importante que atinja e beneficie o maior número de pessoas. Assim, a equipe deve levantar oportunidades de negócio e escolher tanto datas pertinentes quanto ambientes que facilitem a visualização do conteúdo pelos usuários que se beneficiarão dessa aprendizagem.
Apesar de muitas empresas já seguirem processos muito característicos do mercado, é interessante rever algumas estratégias. Ao passo que sempre estamos em torno de grandes tendências e tecnologias que facilitam insights e uma tomada de decisões com foco nos anseios dos clientes. Portanto, veja abaixo algumas dicas.
Análise de mercado e benchmark
Antes de tudo, é preciso pesquisar os conteúdos que abordam o mesmo tema presente no seu infoproduto, bem como o formato que a concorrência escolheu para conquistar a atenção do público-alvo. Esses detalhes são imprescindíveis na busca do seu diferencial competitivo e melhoria da produção do material em questão.
Diante disso, uma análise de mercado e da concorrência é uma boa solução. Além de atualizar suas estratégias com foco no que os avanços tecnológicos apresentam, ela permite que sua equipe escolha indicadores-chave de performance que avaliarão possíveis adaptações e mudanças no seu plano de ação. Assim, será possível fazer um lançamento com maior assertividade.
Persona
Já sabemos que a persona é uma representação semifictícia do seu comprador ideal. Logo, é muito importante considerá-la na construção de estratégias para o lançamento do seu infoproduto. Verifique em quais canais estão os seus consumidores, o que eles gostam e o que consomem.
Caso ainda não tenha uma persona, procure seguir algumas boas práticas que tornam esse processo eficiente. Por exemplo: a criação de um formulário com perguntas objetivas e a ajuda de uma pesquisa tradicional em busca de colher informações valiosas. Assim, é possível estar em diálogo com a cultura data driven e agregar valor no funil de vendas.
Investimento inicial e ROI
Anteriormente falamos sobre indicadores-chave de performance — e investimento inicial e Retorno sobre o Investimento (ROI) são os principais. Com eles, é possível definir orçamentos com mais precisão e ter um melhor controle dos gastos com o lançamento do infoproduto. Considere custos atuais, expectativa de lucro e preço de mercado.
Canais de divulgação
Inegavelmente, o infoproduto agrega muito valor na relação com sua persona. Afinal, é uma forma de educar e criar um vínculo com seus leads, fortalecendo a confiança pela sua marca. Entretanto, é necessário que esse material chegue exatamente onde seu público se encontra.
Logo, é interessante considerar algumas redes sociais que são úteis e fazem parte da rotina dessas pessoas. Porém, não se prenda às mais populares. Ao passo que e-mail, SMS, WhatsApp Business e demais canais de comunicação também podem ajudar a aumentar o seu tráfego. Diante disso, considere sempre o comportamento do consumidor em suas decisões.
Online ou presencial
Você também pode criar estratégias no seu ponto físico para migrar o consumidor ao ambiente online. Certamente, o lançamento de infoproduto é um momento bastante oportuno para trabalhar o marketing de permissão e melhorar sua taxa de conversão.
Para finalizar, citamos algumas plataformas populares de distribuição de infoprodutos que as empresas usam nesse processo. Primeiramente, a Hotmart, que tem uma estrutura completa para você hospedar conteúdos e vender seus produtos digitais. Além disso, ela tem ferramentas próprias, relatórios e um time de afiliados. Do mesmo modo, a Monetizze faz a ponte entre produto, afiliado e cliente.
Se gostou deste conteúdo sobre o que é infoproduto e seu potencial nas empresas, aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber mais conteúdos exclusivos sobre marketing digital.