Desde a Revolução Industrial, quando o Marketing 1.0 dava seus primeiros passos, novos conceitos surgiram na velocidade da luz. Até porque, se você parar para pensar, essas transformações rápidas só foram possíveis graças à uma invenção revolucionária: a internet. Nesse cenário de tantas mudanças rápidas, as empresas precisam estar por dentro sobre o que é marketing 4.0, a bola da vez.
Como você deve saber, a relação entre marcas e consumidores foi se alterando, com foco em diferentes aspectos. Uma hora a atenção se voltou para o produto, outra para o consumidor e, agora, para as plataformas digitais. No entanto, a internet aparece como principal ferramenta, com impacto direto sobre essas relações.
Por isso, sua empresa deve estar preparada para investir nesse novo momento. E isso significa saber de letra o que é marketing 4.0, estabelecer conexões com o consumidor, tanto no mundo offline quanto online. Então, quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
AFINAL, O QUE É MARKETING 4.0?
Philip Kotler é um dos teóricos mais renomados do marketing, e não é para menos. Em 1967, ele tinha lançado “Administração em Marketing”, considerado uma bíblia para os profissionais da área. E, em 2017, ele traz um novo conceito para o mercado, o marketing 4.0.
Segundo o autor, estamos vivendo uma nova fase, em que o relacionamento entre consumidor e marca vai além de colocar as necessidades de quem compra no centro. O cliente busca troca de conhecimento, conteúdo e aprendizado. E a principal plataforma que viabiliza essa interação, é a internet. Porém, os canais tradicionais não ficam de fora.
Em suma, o marketing 4.0 está intimamente ligado ao posicionamento das empresas no mundo digital, adequando suas ações e campanhas, além das ações offline.
Mas como aplicar o marketing 4.0 na sua empresa? Confira nossa dicas abaixo!
CRIE RELAÇÕES HORIZONTAIS
Ao entender o que é marketing 4.0, notamos que estamos em frente de uma nova dinâmica de conversa. Aliás, é a própria proposta da internet, um espaço onde a troca informações não segue uma hierarquia definida. Sendo assim, a sua marca deve dialogar de igual para igual com o consumidor, se deseja ser ouvida.
Para isso, uma boa estratégia é construir um brand persona, o que significa criar uma identidade própria e assumir seus valores e metas. Dessa maneira, o cliente reconhece com quem está falando e se sente mais confiante para opinar, falar sobre sua marca, produtos e serviços. Cabe então à empresa, ouvir suas demandas e ajudá-lo como for possível.
ESTIMULE OS FÃS DA SUA MARCA
É provável que você conheça os 4As do marketing proposto por Derek Rucker: Assimilação, Atitude, Ação e Ação Nova. No entanto, no marketing 4.0, Kotler adiciona outro “A”, a Apologia. Nesse sentido, o maior reconhecimento que uma marca pode ter, é a disposição do cliente em defendê-la e valorizá-la.
Ademais, esse reconhecimento muitas vezes tem lugar nas redes sociais, quem têm poder de dar uma grande visibilidade para sua empresa. Para conquistar esses clientes e estimulá-los, é essencial oferecer uma jornada de compra rápida, confiável e fácil. Assim como trabalhar o pós-venda, no sentido de fidelizar esse cliente.
UNA O MARKETING ONLINE E OFFLINE
Criar um ambiente padronizado e boas experiências para o cliente deve ser feito tanto no ambiente online quanto no offline. Nesse ponto, o marketing 4.0 pode ser descrito como a integração dos canais de venda, também conhecido como experiência omnichannel. O cliente deve estar satisfeito ao interagir com a sua marca, independente de onde ela é divulgada ou está presente.
APLIQUE O MARKETING DE CONTEÚDO
Se na internet é possível ouvir diversas vozes, então imagine como deve ser também difícil realmente prestar atenção à todas elas. Dessa forma, o marketing de conteúdo aparece nesta nova era como uma estratégia para destacar a mensagem da sua marca. E como isso funciona? A partir da criação de conteúdos que interessem seu público, informem e façam a diferença em suas redes.
Com todas essas dicas, imaginamos que você tenha muito a pensar sobre o que é o marketing 4.0. Assim como quais dessas nossas sugestões você pode começar a implementar nas estratégias de marketing da sua empresa. Então, mãos à obra!
Achou o nosso artigo útil? Compartilhe-o nas suas redes sociais e faça com que ele chegue até outras pessoas!
Referências: Runrun.it