Muitos negócios já usam a internet e seus recursos para promoção e conquista de novos clientes. Diante disso, em um time de vendas é normal ter vendas perdidas, que não se concluíram. No entanto, isso não deve ser apenas um número, mas uma métrica da qual se pode tirar muito aprendizado e novas táticas de ofertas.
Dentro desse contexto, a análise e otimização de resultados recebe um grande apoio da tecnologia. Por meio dos avanços tecnológicos e a transformação digital, você pode ter uma melhor gestão de dados dos clientes e de forma integrada.
Desse modo, as informações coletadas ajudam a engajar boas práticas tanto na área de marketing quanto no setor de vendas. Logo, é essencial conhecer o que se pode aprender com as vendas perdidas e como usar a tecnologia a seu favor. Por isso, continue conosco e saiba mais detalhes agora!
O que eu posso aprender com as vendas perdidas?
A princípio, é normal que o time encontre no seu sistema de gestão algumas vendas perdidas. Normalmente isso acontece por conta de ações que não se alinham aos interesses da persona ou pela falta de campanhas de remarketing. Mas se sua empresa conta com uma pesquisa de satisfação da clientela, fica mais fácil perceber o que fez crescer esse indicador.
Outro fator que ajuda a identificar insatisfação ou não é a análise da sua presença online. Afinal, o consumidor atual é altamente conectado e, além de influenciar, também é influenciável. Logo, é habitual que ele queira dividir experiências nas plataformas digitais sobre marcas, produtos e serviços.
Nesses casos, sua equipe poderá coletar informações pertinentes, fazer um plano de ações correto e tomar decisões com total sabedoria. Para isso, é essencial usar a tecnologia a seu favor e se valer de um bom sistema de gestão integrado em busca de fortalecer a sua conexão com o público-alvo.
Quais pontos considerar?
Caso não tenha atenção às oportunidades de negócios que os ambientes virtuais oferecem, a marca perderá espaço para a concorrência. Além disso, terá dificuldades em melhorar o andamento do seu fluxo de caixa. Se você não quer passar por isso, confira abaixo os pontos que devem ser considerados ao analisar a métrica de vendas perdidas.
Período dos dados
O foco é totalmente nas diretrizes presentes na LGPD. A lei propaga as boas práticas para atualizar com uma determinada frequência as informações pessoais dos clientes que você coletou dados. Afinal, alguém pode ter trocado o número de celular ou o e-mail cadastrado.
Assim, ao renovar os meios de contato, você terá a certeza de que está encaminhando a oferta até um endereço certo e que o consumidor aceitou o seu contato, pois é preciso trabalhar com o marketing de permissão.
Perfil dos clientes não compradores
Provavelmente, sua empresa não buscou informações suficientes para preparar uma oferta que se adequasse às necessidades daquele lead. Portanto, é essencial conhecer a fundo os hábitos e costumes que caracterizam o seu público-alvo, além de interesses, gostos e rejeições. Assim, o time de vendas pode fazer uma contraproposta e investir em ações de remarketing.
Objeções recorrentes
Consequentemente, a métrica de vendas perdidas também serve para uma redefinição da estratégia, principalmente sobre as boas práticas para a captação. Por meio da análise de dados é possível identificar melhorias e adaptações no seu plano de ação. E conhecendo as ofertas que os clientes costumam rejeitar, você pode criar técnicas para trabalhar objeções recorrentes.
Neste artigo você aprendeu o que é necessário analisar em relação às vendas perdidas. Inegavelmente, essa é uma ótima forma de gerar motivação na equipe e engajá-la a melhorar resultados. Portanto, não se esqueça de colocar nossas dicas em prática!
Você já ouviu falar em metas SMART? Continue conosco e conheça mais detalhes sobre elas!