fbpx
Pesquisar
Close this search box.
comunidade-whatsapp

Comunidades do WhatsApp: o que são e como usar na prática

Novas ferramentas sempre são lançadas como forma de melhorar o relacionamento e a comunicação com clientes, e não é possível deixá-las de lado. Recentemente, ficamos sabendo de uma novidade chamada comunidade do WhatsApp. Logo, é uma nova maneira para as empresas organizarem seus processos nesse canal que já é bastante popular e acessível.

Em síntese, os números mostram que esse aplicativo é cada vez mais relevante na rotina das pessoas. Segundo o site MoneyTransfers, o WhatsApp atingiu um aumento de 41% no primeiro trimestre de 2022. Logicamente, é essencial que todos fiquem atentos a esse novo recurso que aos poucos é liberado para celulares Android e iOS.

Entretanto, antes do recurso ficar disponível em grande escala, veja abaixo sugestões de boas práticas para usá-lo!

O recurso de comunidade no WhatsApp

De maneira geral, essa é uma forma que a plataforma de mensagens encontrou para reunir vários grupos de chat em um único local. A ideia é juntar grupos relacionados e facilitar a comunicação das empresas com tais pessoas. Desse modo, é possível fazer uma melhor segmentação de leads e criar mensagens que realmente favorecem a sua taxa de conversão.

As principais vantagens desse recurso

De modo geral, a comunidade do WhatsApp contribui com o propósito da empresa em agir com mais proatividade e organização no seu dia a dia. Atualmente, existem pessoas que dispõem de grupos de assinaturas e precisam segmentar mensagens que mantenham a relevância do serviço prestado.

Acredita-se que esse recurso esteja disponível a todos em 2023. Por isso, já é interessante para o time de marketing incluir ele no planejamento estratégico. Afinal, servirá tanto para a comunicação externa quanto interna. Em ambos cenários, é uma ótima maneira de alinhar expectativas e ser transparente no contato.

Além disso, torna-se outra oportunidade de melhorar a experiência dessas pessoas com a sua marca. Sem dúvidas, um fator muito importante nesse momento atual em que é necessário muito empenho para conquistar o diferencial competitivo e se destacar da concorrência.

O processo de criação

Em suma, quando as comunidades do WhatsApp estiverem disponíveis para você, vai apareça um ícone no canto esquerdo da tela com três bonequinhos. Lá, você poderá clicar em criar comunidade e iniciar o agrupamento dos seus grupos de chat. A princípio, é possível adicionar até 50 grupos e criar um nome da comunidade de até 24 caracteres.

As estratégias para aplicar nas comunidades

Se você produz infoprodutos, é uma ótima maneira de oferecer ofertas desses materiais em cada comunidade do WhatsApp. Afinal, é possível englobar certas categorias de grupos que se contemplam com o seu marketing de conteúdo. 

Além disso, vale destacar os recursos de chamadas de vídeo, que poderão fazer parte de alguma estratégia da sua marca. Ao todo, é possível fazer uma reunião online com até 32 participantes da comunidade. Neste caso, é interessante considerar essa possibilidade e usar a criatividade para atingir um objetivo que beneficiará sua empresa.

Inegavelmente, participar de uma comunidade do WhatsApp tem grandes chances de agregar valor para a sua marca. Portanto, considere investir nessa estratégia para que o relacionamento com seu público fique cada vez mais forte. Aliás, se precisar de ajuda, conte com uma empresa especialista em otimização de resultados digitais.

A GDD conta com soluções eficazes para melhorar o seu planejamento estratégico de 2023. Por isso, entre em contato conosco para que possamos iniciar uma parceria. 

Rolar para cima