A experiência do usuário com a sua marca é bastante decisiva. Logo, é importante que toda empresa cause uma boa impressão ao cliente. Esse é um cuidado que contribui para as estratégias de atração e de fidelização. Diante disso, nada melhor que apostar em ferramentas que auxiliam nesse propósito. Por isso, você aprenderá o que é chatbot.
O relacionamento com os clientes determina a permanência dele no seu negócio, sobretudo quando seu empreendimento transmite confiança a cada contato feito. Essa postura auxilia tanto no seu posicionamento quanto na propagação da sua credibilidade. Tais aspectos são muito importantes em período de valorização imediata da reputação digital.
Quer aprender mais sobre esse assunto? Então, continue conosco. Mostramos nos tópicos abaixo como funciona e quais são as vantagens desse mecanismo. Saiba também qual é a melhor maneira de estabelecer uma troca construtiva entre homens e máquinas. Boa leitura!
Qual é a relação entre Os humanos e os robôs?
Quando Isaac Asimov escreveu “I, Robot” (Eu, Robô) na década de 40, talvez não imaginasse o quão rápido os humanos passariam a interagir com robôs. Como no livro, temos contato diariamente com robôs inteligentes que conversam de maneira natural e nem nos damos conta. Ainda mais agora que a tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida.
Essa interação resume o que é o chatbot, uma ferramenta que constantemente aumenta a adesão no mercado. Hoje, cerca de 1,5 bilhão de pessoas usam aplicativos de mensagens no mundo todo, sejam elas escritas ou de voz. Em suma, é um fator que superou as ligações telefônicas.
Desse modo, muitas empresas encontraram nesse serviço uma forma rápida de atender os seus clientes. Afinal, sabemos quanto é necessário aumentar a taxa de satisfação da clientela. E as formas de uso também variam, conforme as necessidades de cada negócio. Aliás, o chatbot surge com a proposta de se manter atualizado, ao usar tecnologias como a inteligência artificial e proporcionar interações com os usuários cada vez mais próximas da realidade.
Sendo assim, podemos dizer que as marcas que optam por ter tal mecanismo se tornam altamente competitivas. Isso porque oferecem novas maneiras de se relacionar com o público-alvo na era digital.
O que é chatbot?
Em resumo, a primeira chatbot surgiu em 1966. Ela se chamava Eliza e foi desenvolvida pelo pesquisador Joseph Weizenbaum, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Ela conseguia simular uma conversa humana, mas tinha uma linha de código simples, o que tornava a conversa reduzida.
Entretanto, foi o início do que hoje é a Siri, da Apple, e a Cortana, da Microsoft, além do Google Now. Então, podemos definir o que é chatbot como um sistema operacional que simula uma conversa humana. Ou seja, por meio de um bate-papo.
Também conhecido como chatterbot, muitas vezes, a inteligência artificial é utilizada para se obter uma interação realista. Outra opção é o uso de regras de respostas previamente configuradas. Sendo assim, é no relacionamento com o cliente que essa ferramenta tem sido mais usada.
Quais são Os principais tipos de chatbot?
Agora que você aprendeu o que é chatbot, entendeu que ele pode se adequar a vários negócios. Dito isso, é interessante lembrar que cada empresa carrega particularidades, pois a relação com o público-alvo passa por várias etapas até a chegada da conversão. E que, depois, os levarão a fazerem parte das táticas de retenção.
Desse modo, é importante que todos aprendam essas novas formas de interações, principalmente agora que podemos contar com softwares que ajudam a melhorar a gestão de diversas tarefas. Portanto, conheça abaixo os principais tipos de chatbot.
Captação de leads
Como sabemos, a transformação digital trouxe muitos benefícios. Entre eles, podemos destacar a vantagem de realizar a coleta e o armazenamento de dados. Com foco nos parâmetros da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), seu estabelecimento poderá propagar o marketing de permissão. E, consequentemente, trabalhar com informações verídicas para fazer uma ótima tomada de decisões.
Com isso, hoje temos um chatbot que foca no serviço de captação de leads. É uma forma inteligente de entender as necessidades dos usuários e suprir certas demandas de uma maneira estratégica. Por meio desse mecanismo, você acompanhará as visitas no seu site e ficará à disposição das dúvidas e dos demais desejos dos propects.
SAC
Um dos pontos que mais favorecem a conversão é a qualidade no atendimento. Em suma, é interessante considerar as mudanças no comportamento do consumidor. Hoje em dia ele é ligado ao digital e tem um senso crítico bem apurado, de modo que é importante que a empresa garanta a satisfação a cada contato, principalmente em momentos em que ele precisa resolver um determinado problema.
Sob esse ponto de vista, é interessante investir em um chatbot para suprir as demandas do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Com ele, você poderá automatizar tarefas, reduzir o tempo de espera e melhorar a produtividade da sua equipe. Trata-se de um grande upgrade no seu negócio.
Interação social
Inegavelmente, as redes sociais têm um papel muito importante para relevância de certas estratégias digitais. Dito isso, nada melhor que contar com um chatbot que possibilite uma interação social em massa. Assim, sua marca obtém um maior engajamento e sua empresa aumenta o alcance da própria imagem. É um fator que beneficia seu diferencial competitivo.
Notificações oportunas
Também conhecidos como bots proativo, eles ajudam os usuários com informações pertinentes, sempre ligadas aos desejos e interesses de cada usuário. Servem para fazer indicações, dar dicas e demais conteúdos que favoreçam as vendas. Elas podem ser enviadas por SMS ou por meio das notificações push dos que já instalaram o seu aplicativo.
E As principais maneiras de funcionamento?
Existem diversas plataformas de chatbots, por exemplo, Neoway, ManyChat, ChattyPeople (Mobile Monkey) e Zendesk. Todas com diferenciais que se adéquam ao objetivo de cada empresa. Como mencionamos, o chatbot pode funcionar de duas maneiras. Conheça abaixo!
Regras de respostas previamente configuradas
Este é o modelo mais usado pelas empresas. Nele, o cliente clica em perguntas ou respostas presentes no bate-papo, de acordo com aquilo que ele deseja solucionar, questionar, reclamar e demais opções. É um modelo ágil, pois apresenta uma resposta predefinida para o usuário.
Inteligência artificial (IA)
O chatbot que usa esta tecnologia consegue aprimorar suas técnicas de conversação a partir da experiência. Sendo assim, a máquina detecta palavras ou expressões e responde com aquilo que sugere em seu sistema.
Ao mesmo tempo, é capaz de gerar novas respostas, identificar padrões, “raciocinar” e se aperfeiçoar. Também é possível que a IA identifique intenções e sentimentos do usuário, o que agiliza o atendimento.
Quais são As vantagens de investir nos chatbots?
Agora que você já sabe o que é chatbot e como funciona, notou o quanto ele ajuda a melhorar o seu diferencial competitivo, certo? Dito isso, saiba como ele pode se tornar uma das principais ferramentas de atendimento ao cliente! Conheça as vantagens nos subtópicos abaixo.
Agilidade no atendimento
Segundo o HubSpot, 40% das pessoas não se importam com o meio de atendimento, elas têm pressa e desejam que suas dúvidas e necessidades se resolvam. Dessa forma, as empresas já detectaram que o fator que mais importa é a qualidade no atendimento.
Por isso, o chatbot é uma forma de agilizar esse contato com o cliente. Afinal, em poucos cliques, ele encontra as respostas que precisa e tem seu problema solucionado. Isso sem ter esperado muito tempo para ser atendido por um humano, nem explicado muito sobre o que lhe aflige.
Maior Interação
Os chatbots usam aplicativos de mensagens existentes para estabelecer a relação com o cliente. É o caso do Facebook Messenger, do WhatsApp e do Telegram. Dessa maneira, quem acessa a rede social da empresa não precisa ir para outra plataforma a fim de conversar com o chatbot.
Outra opção é usar o chatbot no site, sendo uma ótima estratégia para solucionar dúvidas de leads e clientes sobre produtos que estão à venda. Quanto mais facilidades e respostas ele encontrar no site, maiores serão as chances de concluir uma venda.
Inteligência artificial como estratégia
Ao ter uma inteligência artificial aliada ao chatbot, é possível ter uma conexão mais profunda com o usuário. No banco de dados, ele poderá acessar últimas compras, satisfação, preferências e pagamentos. Dessa maneira, o chatbot personaliza a conversa com o cliente e oferece conteúdos que realmente lhe interessam.
Outra vantagem é que a inteligência artificial aprimora o seu vocabulário e conversa de maneira natural. Consequentemente, isso tornará o contato com a persona da empresa mais íntimo e compreensível.
Experiência próxima da real
Uma ótima maneira de melhorar a experiência do cliente é o chatbot. Afinal, os recursos que ele disponibiliza procuram otimizar esse atendimento, solucionar com rapidez os seus problemas e melhorar o relacionamento.
E tudo feito com o objetivo de ser uma conversação de fácil entendimento, próxima daquela do dia a dia. Por isso, muitos chatbots são configurados com diálogos de filmes, para que a conversa seja o mais real possível.
De todo modo, é importante identificar o que pode e o que não pode ser resolvido por um chatbot, sobretudo quando sabemos o quanto é essencial humanizar o atendimento e preservar a empatia. Desse modo, sempre procure diferenciar os tipos de usuários e saber os momentos oportunos para usar o bot. Caso contrário, isso complicará o processo de conversão.
Neste conteúdo, você aprendeu o que é chatbot e o quanto ele auxilia no sucesso da sua marca. Portanto, invista nesse serviço e faça com que sua empresa melhore os pontos positivos e aproveite as oportunidades que os meios digitais oferecem.
Que tal compartilhar este post nas redes sociais? Assim, mais pessoas poderão conhecer e dialogar com você sobre o assunto.
Referências: Resultados Digitais, Zenvia e Techtudo